Expo – Laiza
Laiza Ferreira é uma artista independente nascida em Ananindeua – Pará e atualmente reside em Natal/ RN. As artes plásticas sempre fizeram parte da vida de Laíza, e há oito anos ela iniciou seus trabalhos em pesquisa e produção artística.
Seu trabalho de pesquisa para a produção de suas obras deságua no eixo decolonial, ou seja, busca transcender o processo colonial, e parte de uma memória ancestral que recria mundos através de fragmentos ressignificados.
Desde sua infância, a artista faz do imaginário sua rota de fuga, e as imagens sempre fizeram parte de sua vida, seja desenhando na terra, no papel e nas colagens. Seus processos são múltiplos e abertos, reiventando desdobramentos de suportes e recortes.
Seu processo criativo inicia com a investigação de textos, imagens, experiências, memórias e incertezas. Para a criação de suas obras ela utiliza fotografias, arquivos de família, imagens apropriadas e ressignificadas. Seu trabalho consiste em primeiro: concentrar-se na pesquisa e depois, definir a linguagem que irá utilizar em cada uma de suas obras.
A artista frisa que o desenvolvimento de seu trabalho se entrelaça no imaginário político contra o hegemônico em diálogo com os deslocamentos e conexões geográficos afetivos. Procura trazer através de sua arte questões urgentes, individuais, coletivas, processos inquietantes e de cura.
“Sou um corpo racializado y amazônida” – Laiza Ferreira
Bia Suazo
biasuazotnr@gmail.com