Oruã – EPK/BR

Oruã 2023

Grupo indie carioca embarca em duas turnês internacionais ao voltar aos palcos com nova formação e aguçando cada vez mais sua sonoridade única, entre o pós-punk, krautrock, guitarra brasileira e noise

Surgido num dos períodos mais turbulentos da história do Brasil recente (que assistiu a um golpe de estado, uma prisão política e a ascensão da extrema-direita), o Oruã foi idealizado por Lê Almeida, agitador cultural da cena independente carioca a partir de seu selo Transfusão Noise Records. Baseado no ponto de encontros que tornou-se o Escritório, um ambiente de criação coletiva, que fomenta uma comunidade artística e de uma cena musical que conversa com a cena underground brasileira de um lugar único. Foram em sessões de improviso que misturavam linhas de baixo repetitivas, frases elétricas e solos indie de guitarra, doses de microfonia e paredes de noise ao afrobeat e referências brasileiras que iam da sonoridade primal pernambucana de Luiz Gonzaga à referências à guitarra brasileira que seu novo grupo foi gestado. O nome surgiu quando Lê ouviu Lee Ranaldo durante um show no Brasil, pronunciando algo parecido com o que se tornaria o nome da banda. Anotou num papel no escuro e no dia seguinte o guitarrista do Sonic Youth batizava o grupo sem saber.

Ao mesmo tempo em que o extremismo fascista saía dos esgotos para chegar ao poder federal, uma nova consciência racial ia surgindo no país. E ela atingiu Lê, nascido em uma das zonas mais pobres do Rio de Janeiro, a Baixada Fluminense, que começou a perceber que não era apenas uma peça-chave na cena independente brasileira, mas que seu trabalho ecoava a resistência de ancestrais que lutavam para conseguir fazer o que queriam, mesmo que fossem proibidos. Esse despertar coincidiu com o momento em que o grupo jogou-se tanto no Brasil quanto no mundo, atravessando as fronteiras de estados nos EUA e de países na Europa, o que mexeu inevitavelmente com a sonoridade da banda.

Duas turnês internacionais aproximaram o Oruã do mercado estrangeiro, trilha que já vinham percorrendo por outros caminhos, como quando foram descobertos pelo líder da clássica banda norte-americana Built to Spill, o guitar hero indie Doug Martsch.

Doug encantou-se com o grupo carioca e convidou dois de seus integrantes para participar de uma nova formação de seu grupo: Lê foi para a bateria, João Luiz assumiu a segunda guitarra do Built to Spill e João Casaes, que mais tarde entraria no Oruã tocando synths, tocava o baixo. Os brasileiros passaram três anos viajando como parte da formação do Built to Spill, tocando com a banda e abrindo os shows como Oruã, além de participar da gravação e produção de seu disco mais recente, When the Wind Forgets Your Name, lançado em 2022 pela gravadora Sub Pop. Antes disso, o grupo ainda foi disponibilizando seu próprio material em discos como Sem Bença / Sem Crença (2017), Romã (2019), Íngreme (2021), todos lançados tanto no Brasil quanto no exterior.

Neste período seus integrantes também foram mudando. A fotógrafa Karin Santa Rosa (líder da banda Balbela) entrou para o grupo em 2021 tocando bateria. A entrada de Karin mexeu com a formação da banda, que também conta com João Casaes nos synths e a MPC, Bigú Medine no baixo e Lê nas guitarras e vocais. Assim fizeram mais de 60 datas em quatro meses de viagens.

No ano de 2023 o grupo prepara-se para retornar aos palcos internacionais. São duas turnês com mais de 40 datas já agendadas, pelos EUA e pela Europa, quando se apresentarão a nova versão do grupo a um público que começou a conhecer um som com elementos essenciais da música brasileira à vanguarda da música contemporânea e à linguagem do rock experimental nos anos anteriores. A voz inconfundível de Lê mistura-se ao pulsar elétrico de sua guitarra desconstruída sobre uma base sofisticada e hipnotizante, levando público e banda a um transe coletivo.


Foto 1 – Isabela Georgetti

Foto 2 – Melanie Radford

Texto – Alexandre Matias


Tour

United States

Mar/22 26 – Boise, ID – Treefort Music Fest

Mar/27 – Portland, OR – Mississipi Studios ¶

Mar/28 – Bend, OR – Domino Room ¶

Mar/29 – Sacramento, CA – Harlow‘s ¶

Mar/30 – Berkeley, CA – Cornerstone ¶

Mar/31 – Berkeley, CA – Cornerstone ¶

Apr/01 – Ventura, CA – Ventura Music Hall ¶

Apr/02 – Phoenix, AZ – Crescent Ballroom ¶

Apr/03 – Tucson, AZ – 191 Toole ¶

Apr/04 – Albuquerque, NM – Launch Pad ¶

Apr/06 – Dallas, TX – Granada Theatre ¶

Apr/07 – Houston, TX – White Oak Music Hall ¶

Apr/08 – Austin, TX – Mohawk / outdoor ¶

Apr/10 – New Orleans, LA – Joy Theater ¶

Apr/11 – Little Rock, AR – The Hall ¶

Apr/12 – Nashville, TN – Basement East ¶

Apr/13 – Atlanta, GA – The Masquerade ¶

Apr/14 – Charlotte, NC – The Underground ¶

Apr/15 – Carrboro, NC – Cat‘s Cradle ¶

Apr/16 – Ashville, NC – Grey Eagle ¶

Apr/18 – Columbus, OH – The Athenaeum Theatre ¶

Apr/19 – Lititz, PA – Mickey‘s Black Box ¶

Apr/20 – Washington, DC – 9:30 Club ¶

Apr/21 – Brooklyn, NY – Brooklyn Made ¶

May/10 – Brooklyn, NY – Trans Pecos

US MIDWEST with The Courts

May/18 – Milwaukee, WI – Promises

May/19 – Bloomington, IN – The Reef

May/20 – Indianapolis, IN – Square Cat Vinyl

May/21 – Urbana, IL – The Forest

May/24 – Chicago, IL – Reggies Music Joint

May/27 – Madison, WI – The Union Terrace

Europe

Jun/3 – Lisboa, PT – Musa de Marvila

Jun/9/10 – Rennes , FR – Pies Pala Pop Festival

Jun/12 – Paris, FR – La Trabendo ∆

Jun/13 – Cologne, DE – Gebäude 9 ∆

Jun/16 – Copenhagen, DK – Loppen ∆

Jun/17 – Malmö, SE – Plan B ∆

Jun/19 – Stockholm, SE – Debaser Strand ∆

Jun/20 – Oslo, NO – Rockefeller ∆

Jun/21 – Gothenburg, SE – Pustervik ∆

Jun/23 – Hamburg, DE – Knust ∆

Jun/24 – Berlin, DE – Lido ∆

Jun/26 – Warsaw, PL – Niebo ∆

Jun/27 – Poznań, PL – Klub TAMA ∆

Jun/28 – Prague, CZ – Futurum Music Bar ∆

Jun/29 – Salzburg – Rockhouse-Bar ∆

Jun/30 – Ljubljana, SI – Kino Šiška ∆

Jul/02 – Zagreb, HR – Vintage Industrial Bar ∆

Jul/03 – Munich, DE – Strom ∆

Jul/04 – Schorndorf, DE – Manufaktur ∆

Jul/05 – Hof / Filzfabrik #

Jul/06 – Dresden / Scheune #

Jul/07 – Berlin / West Germany #

Jul/08 – Leipzig / Spxlxnkx #

Jul/11 – Halle / Galle ~

Jul/12 – Hannover / Nordstadtbraut

Jul/13 – Hamburg / Aalhaus ~

Jul/14 – Denmark, DK – Aalborg

Jul/22 – Tampere, FI – Uusi Tampere Festival / Tampere

Jul/23 – Helsinki , FI – Odysseus Festival / Lonna

¶ ∆ Supporting Built to Spill
¶ with Disco Doom
# with H.C. Behrendtsen
~ with Mamalarky