Oruã 2023
Grupo indie carioca embarca em duas turnês internacionais ao voltar aos palcos com nova formação e aguçando cada vez mais sua sonoridade única, entre o pós-punk, krautrock, guitarra brasileira e noise
Surgido num dos períodos mais turbulentos da história do Brasil recente (que assistiu a um golpe de estado, uma prisão política e a ascensão da extrema-direita), o Oruã foi idealizado por Lê Almeida, agitador cultural da cena independente carioca a partir de seu selo Transfusão Noise Records. Baseado no ponto de encontros que tornou-se o Escritório, um ambiente de criação coletiva, que fomenta uma comunidade artística e de uma cena musical que conversa com a cena underground brasileira de um lugar único. Foram em sessões de improviso que misturavam linhas de baixo repetitivas, frases elétricas e solos indie de guitarra, doses de microfonia e paredes de noise ao afrobeat e referências brasileiras que iam da sonoridade primal pernambucana de Luiz Gonzaga à referências à guitarra brasileira que seu novo grupo foi gestado. O nome surgiu quando Lê ouviu Lee Ranaldo durante um show no Brasil, pronunciando algo parecido com o que se tornaria o nome da banda. Anotou num papel no escuro e no dia seguinte o guitarrista do Sonic Youth batizava o grupo sem saber.
Ao mesmo tempo em que o extremismo fascista saía dos esgotos para chegar ao poder federal, uma nova consciência racial ia surgindo no país. E ela atingiu Lê, nascido em uma das zonas mais pobres do Rio de Janeiro, a Baixada Fluminense, que começou a perceber que não era apenas uma peça-chave na cena independente brasileira, mas que seu trabalho ecoava a resistência de ancestrais que lutavam para conseguir fazer o que queriam, mesmo que fossem proibidos. Esse despertar coincidiu com o momento em que o grupo jogou-se tanto no Brasil quanto no mundo, atravessando as fronteiras de estados nos EUA e de países na Europa, o que mexeu inevitavelmente com a sonoridade da banda.
Duas turnês internacionais aproximaram o Oruã do mercado estrangeiro, trilha que já vinham percorrendo por outros caminhos, como quando foram descobertos pelo líder da clássica banda norte-americana Built to Spill, o guitar hero indie Doug Martsch.
Doug encantou-se com o grupo carioca e convidou dois de seus integrantes para participar de uma nova formação de seu grupo: Lê foi para a bateria, João Luiz assumiu a segunda guitarra do Built to Spill e João Casaes, que mais tarde entraria no Oruã tocando synths, tocava o baixo. Os brasileiros passaram três anos viajando como parte da formação do Built to Spill, tocando com a banda e abrindo os shows como Oruã, além de participar da gravação e produção de seu disco mais recente, When the Wind Forgets Your Name, lançado em 2022 pela gravadora Sub Pop. Antes disso, o grupo ainda foi disponibilizando seu próprio material em discos como Sem Bença / Sem Crença (2017), Romã (2019), Íngreme (2021), todos lançados tanto no Brasil quanto no exterior.
Neste período seus integrantes também foram mudando. A fotógrafa Karin Santa Rosa (líder da banda Balbela) entrou para o grupo em 2021 tocando bateria. A entrada de Karin mexeu com a formação da banda, que também conta com João Casaes nos synths e a MPC, Bigú Medine no baixo e Lê nas guitarras e vocais. Assim fizeram mais de 60 datas em quatro meses de viagens.
No ano de 2023 o grupo prepara-se para retornar aos palcos internacionais. São duas turnês com mais de 40 datas já agendadas, pelos EUA e pela Europa, quando se apresentarão a nova versão do grupo a um público que começou a conhecer um som com elementos essenciais da música brasileira à vanguarda da música contemporânea e à linguagem do rock experimental nos anos anteriores. A voz inconfundível de Lê mistura-se ao pulsar elétrico de sua guitarra desconstruída sobre uma base sofisticada e hipnotizante, levando público e banda a um transe coletivo.
Foto 1 – Isabela Georgetti
Foto 2 – Melanie Radford
Texto – Alexandre Matias
Tour
United States
Mar/22 26 – Boise, ID – Treefort Music Fest
Mar/27 – Portland, OR – Mississipi Studios ¶
Mar/28 – Bend, OR – Domino Room ¶
Mar/29 – Sacramento, CA – Harlow‘s ¶
Mar/30 – Berkeley, CA – Cornerstone ¶
Mar/31 – Berkeley, CA – Cornerstone ¶
Apr/01 – Ventura, CA – Ventura Music Hall ¶
Apr/02 – Phoenix, AZ – Crescent Ballroom ¶
Apr/03 – Tucson, AZ – 191 Toole ¶
Apr/04 – Albuquerque, NM – Launch Pad ¶
Apr/06 – Dallas, TX – Granada Theatre ¶
Apr/07 – Houston, TX – White Oak Music Hall ¶
Apr/08 – Austin, TX – Mohawk / outdoor ¶
Apr/10 – New Orleans, LA – Joy Theater ¶
Apr/11 – Little Rock, AR – The Hall ¶
Apr/12 – Nashville, TN – Basement East ¶
Apr/13 – Atlanta, GA – The Masquerade ¶
Apr/14 – Charlotte, NC – The Underground ¶
Apr/15 – Carrboro, NC – Cat‘s Cradle ¶
Apr/16 – Ashville, NC – Grey Eagle ¶
Apr/18 – Columbus, OH – The Athenaeum Theatre ¶
Apr/19 – Lititz, PA – Mickey‘s Black Box ¶
Apr/20 – Washington, DC – 9:30 Club ¶
Apr/21 – Brooklyn, NY – Brooklyn Made ¶
May/10 – Brooklyn, NY – Trans Pecos
US MIDWEST with The Courts
May/18 – Milwaukee, WI – Promises
May/19 – Bloomington, IN – The Reef
May/20 – Indianapolis, IN – Square Cat Vinyl
May/21 – Urbana, IL – The Forest
May/24 – Chicago, IL – Reggies Music Joint
May/27 – Madison, WI – The Union Terrace
Europe
Jun/3 – Lisboa, PT – Musa de Marvila
Jun/9/10 – Rennes , FR – Pies Pala Pop Festival
Jun/12 – Paris, FR – La Trabendo ∆
Jun/13 – Cologne, DE – Gebäude 9 ∆
Jun/16 – Copenhagen, DK – Loppen ∆
Jun/17 – Malmö, SE – Plan B ∆
Jun/19 – Stockholm, SE – Debaser Strand ∆
Jun/20 – Oslo, NO – Rockefeller ∆
Jun/21 – Gothenburg, SE – Pustervik ∆
Jun/23 – Hamburg, DE – Knust ∆
Jun/24 – Berlin, DE – Lido ∆
Jun/26 – Warsaw, PL – Niebo ∆
Jun/27 – Poznań, PL – Klub TAMA ∆
Jun/28 – Prague, CZ – Futurum Music Bar ∆
Jun/29 – Salzburg – Rockhouse-Bar ∆
Jun/30 – Ljubljana, SI – Kino Šiška ∆
Jul/02 – Zagreb, HR – Vintage Industrial Bar ∆
Jul/03 – Munich, DE – Strom ∆
Jul/04 – Schorndorf, DE – Manufaktur ∆
Jul/05 – Hof / Filzfabrik #
Jul/06 – Dresden / Scheune #
Jul/07 – Berlin / West Germany #
Jul/08 – Leipzig / Spxlxnkx #
Jul/11 – Halle / Galle ~
Jul/12 – Hannover / Nordstadtbraut
Jul/13 – Hamburg / Aalhaus ~
Jul/14 – Denmark, DK – Aalborg
Jul/22 – Tampere, FI – Uusi Tampere Festival / Tampere
Jul/23 – Helsinki , FI – Odysseus Festival / Lonna
¶ ∆ Supporting Built to Spill
¶ with Disco Doom
# with H.C. Behrendtsen
~ with Mamalarky